Comidas Bálticas que você tem que provar!

on

Quando viajo pra outros países, sinto que não entendi totalmente aquela cultura até provar seus pratos típicos, e nunca vou embora sem provar pelo menos uma coisinha ou outra da culinária local, por mais exótico que possa ser o prato. Tem gente que tem medo de experimentar coisas diferentes ou até tem nojo de certas comidas mas que saber? Nunca me arrependi, afinal um bom viajante só se arrepende do que deixou de fazer em uma viagem.

As comidas que mais gostei dessa região, que compreende a Rússia, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia entre outros países (a maioria é russa mas você encontra fácil em todos esses países que mencionei) ; e que você não pode deixar de provar quando estiver por aqui, são:

smetanaSmetana:

Geralmente traduzida como sour cream ou creme azedo, é um pouquinho diferente do sour cream que estamos acostumados no Brasil. É feita com creme de leite fresco que é deixado por um ou dois dias até “azedar” mas não tem sabor forte. Pelo contrário é bem suave de sabor, bem melhor do que o que eu costumo comer no Brasil. É um molho que vai com tudo na culinária russa, se coloca em sopas, no Pelmeni, nos crepes, enfim aonde tiver espaço. Tem gente que come até puro, de tão gostoso.

Pelmeni_RussianPelmeni:

Parece um Ravioli, mas a massa é bem diferente, mais leve. E o tempero do recheio  é maravilhoso, sem contar que não vai com molho, ele vai geralmente coberto com manteiga e com um potinho de Smetana . O recheio pode ser de carne de porco, vaca, carneiro, peixe e também cogumelos. Uma delícia!

IMG_1891Carne de cervo, alce e rena:

Quem adora uma carne exótica como eu vai adorar provar esses bichinhos que não existem nos supermercados brasileiros. Fiquei impressionada com a carne de rena, de sabor super suave e bem macia, parece um filé mignon. Só que mais macia ainda, se é que é possível.

Na foto, a sopa de alce que experimentei em uma taberna medieval em Tallinn, na Estônia. Muito saborosa, é como uma sopa de carne bem temperada, só que a carne é de alce, com seu sabor e cheio característicos.

Carne de cervo ou veado: Tem um sabor um pouquinho mais forte que a de vaca, mas nada muito exótico não, o carneiro é bem mais forte de sabor. A textura é bem macia, assim como a de carne de rena.

IMG_1688Borsch:

O Borsch é a famosa sopa russa/ucraniana feita com uma base de beterraba. Além da beterraba vão vários outros vegetais na sopa, então o gosto não fica muito forte de beterraba, é uma sopa deliciosa, geralmente com pedacinhos de beterraba ralada dentro. Se come também com Smetana e pode ser servida quente ou fria e dependendo da região o sabor muda conforme os ingredientes que leva.

 

640px-Blini_TanyaBlinis (Ou crepe russo):

Os blinis são uma espécie de crepe, com a textura mais parecida com a das nossas panquecas brasileiras, não tão finos como os crepes franceses. Os tradicionais são feitos com trigo sarraceno, o que dá um sabor mais exótico. Podem ser recheadas de várias maneiras, porém o tradicional russo é com caviar (que é bem barato aqui nesse lado do mundo).

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *