Quer uma experiência medieval? Conheça Tallin e Riga

on

As Capitais da Estônia e da Letônia são cidades fundadas por volta do século XI e que mantiveram seus centros históricos incrivelmente bem preservados e que vão fazer você se sentir voltando no tempo com a sua arquitetura medieval.

IMG_1795.JPG
Tallinn Old Town

Tallinn (ou Talim) é uma cidade bastante turística, perfeita pra quem gosta de arquitetura antiga e quem gosta de imaginar como era a vida na época medieval. No centro histórico existem várias tavernas medievais que te dão a oportunidade de experimentar e sentir como poderia ser uma taverna nessa época. Vamos às dicas:

peppersack.jpg
Peppersack

Peppersack: Um local amplo, bem iluminado e bem decorado, mas a comida não é medieval. Se der sorte você pode ficar no salão principal que é maravilhoso, mas se estiver muito cheio, podem te colocar num corredorzinho lá no fundo sem vista nenhuma, sem wi-fi e sem garçon (ele aparece de vez em nunca).

draakon
III Draakon

III Draakon: A experiência mais original que já tive foi aqui. Não existem talheres nem pratos. Você pede no balcão e senta dentro se houver mesa disponível (é bem pequeno). Só se serve sopa de alce (uma delícia por sinal), cerveja do próprio bar feita artesanalmente (acho que era pils) e um salgado folhado que eles chamam em inglês de “pie”, mas é uma massa folhada com 3 possibilidades de recheio. Tudo muito gostoso. O ambiente é tipicamente beeeem escuro, com luz de velas. Demora um tempo pra começarmos a enxergar direito lá dentro, mas é legal. E o melhor: Baratíssimo. Quando fui (maio/2016) a cerveja custava 2 euros um copão e a sopa e o folhado 1 euro cada.

IMG_1845.JPG
Olde Hansa

Olde Hansa: Esse restaurante considero o melhor dos três. Come-se bem e tipicamente medieval, comida realmente autêntica de época e muito gostosa. O ambiente também é bastante escuro, luz de velas, pessoal com roupa típica e inclusive falam de um jeito mais formal, te chamando de “my fine lady” como se fosse antigamente, uma graça! Só cuidado quem não gosta de pimenta, os pratos são pré preparados e tem uma pimentinha, que não tem jeito de tirar. O preço não é exatamente barato, mas justo pela ambientação e também pela qualidade e tamanho do prato.

Tallinn também tem uma vida noturna bastante agitada, assim como toda cidade turística, principalmente no verão, aproveite pra se perder nas vielas escuras entre os vários Pubs e barzinhos. A cidade é bem segura. Não deixe de visitar a muralha antiga e a praça Raekoja (Town Hall).

IMG_1936.JPG
Riga

Riga é outra cidade que tem o centro antigo preservado e com o comércio bem agitado. A parte histórica da cidade é cheia de restaurantes, bares e cafés. Também nesta área se encontram muitas lojinhas de souvenirs e de artesanato típico locais. Aqui, come-se um pouco mais barato que em Tallinn e quando estive (também em maio/2016) não tinha excesso de turistas nem restaurantes lotados como em Tallinn.

IMG_1933.JPG

Em Riga você vai achar mais lugares de importância história e museus para visitar. Não deixe de passar na praça onde fica a maravilhosa House of the Blackheads (Ratslaukums,7) e de visitar a catedral e a Igreja de St. Peter’s.

IMG_1914 (2).JPG
House of the Blackheads

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *