Tem um Smartphone? Aprenda a usar a tecnologia como aliada nas suas viagens

on

Muita gente se pergunta como faço para me virar sozinha em cidades onde nunca estive em países que nem conseguimos ler as placas de identificação. Nunca tive nenhum tipo de problema que eu não pudesse resolver facilmente, isso sempre graças à tecnologia do meu smartphone. Vamos às dicas:

Conectividade: Se estiver viajando fora do brasil e for ficar em um só país por um certo período de tempo, compre um chip (lembre-se, em inglês se chama SimCard) pré-pago de dados para usar durante a viagem e esteja sempre tranquilo para usar as páginas de busca e os aplicativos que vou mostrar a seguir. Em alguns países, tais como a Finlândia, Estônia, Letônia e Rússia, em geral todos os cafés, restaurantes e até alguns locais turísticos têm acesso wi-fi grátis. Eu nesses países nem precisei comprar um chip, usei no hotel e quando estava na rua ia me conectando aos wi-fi grátis por aí, isso vai um pouco da coragem e resiliência de cada um.

IMG_2091_editedGoogle Maps: Esse é meu aliado número um em viagens. Sempre que vou a algum lugar novo, que não sei andar sozinha (mesmo dentro do brasil, porque às vezes o sinal da operadora não pega), faço um download do mapa da cidade para consultar offline. Essa opção você tem entrando no menu principal > áreas offline . 
Lá tem um botão de (+), que você pode baixar mapas de várias áreas, que ficam disponíveis por cerca de um mês, aí quando você estiver perdido, sem internet em qualquer lugar da cidade, basta dar uma olhada na sua localização. Ele até busca por endereços e te dá a rota de carro até o local. No caso de você ter o acesso à internet, ele

também te ajuda buscando locais de interesse. Por exemplo: Você está buscando um posto de gasolina próximo? Cline na caixa de pesquisa, e embaixo vai aparecer uma listinha de tipos de locais pra você procurar (Farmácias, Postos, IMG_2092_editedSupermercados, Etc.)

Além disso, se você estiver conectado à rede e quiser usar o transporte público local, mas não tem a mínima ideia das rotas, onde pega o ônibus, metrô, etc. ele te dá a rota completinha de quando, onde e como e até do tempo que vai levar pra chegar. Basta clicar no ícone do trajeto, escolher o destino e depois clicar no íconezinho to transporte público. Voilá! Tudo muito fácil, não? Se você só tem acesso à internet no seu hotel, faça esse roteiro antes de sair e deixe o aplicativo aberto, funciona do mesmo jeito.

 

FlybUngI1oursquare: Meu aliado número dois, é esse aplicativo que muitos conhecem da época em que ele ficou famoso por ter lançado os check-ins online, mas ele é muito mais do que isso. Nele você encontra facilmente restaurantes, bares, baladas, tudo o que você quiser com a vantagem de ter avaliações e fotos dos usuários, além de marcações de tipo de comida, tipo de ambiente, faixa de preços e várias outras informações que vão te ajudar muito na hora de escolher onde comer, beber e sair em cidades onde nunca esteve.

Apps-Tripadvisor-iconTrip Advisor: Outro aplicativo que uso muito quando viajo, é bem parecido com as funções do foursquare, a diferença é só a de você poder comprar serviços, reservar restaurantes e  eu particularmente acho ele melhor para a pesquisa de pontos turísticos de interesse, até porque você pode através dele já comprar excursões guiadas pra alguns pontos turísticos ou bilhetes de entrada. Ele também tem busca e reserva de hotéis e vôos.

unnamedMeetup: Quer conhecer pessoas novas nas suas viagens? Esse aplicativo te junta com grupos de viajantes, grupos de gente que quer sair pra balada, grupos de intercâmbio de idiomas ou até pra jogar jogos de tabuleiro. Você faz seu cadastro, preenche seu perfil e depois ele começa a buscar pela sua localização quais grupos existem. Você participando desses grupos, fica sabendo as datas em que o pessoal vai se reunir e aí só depende de você interagir com as pessoas. Muito divertido.

Aplicativos de Táxis e Uber:  Na Rússia os táxis são uma bagunça, não tem taxímetro e te roubam na cara dura porque você é estrangeiro, então o Uber meio que me salvou em São Petersburgo. Em vários países já existe o Uber e funciona com perfeição, mas não são todas as cidades, então não se pode contar só com ele.

Existem vários aplicativos de táxis. Alguns só funcionam no Brasil, outros também em alguns países, o melhor é fazer uma pequisinha rápida antes de viajar pra descobrir quais aplicativos de táxi se usam no país de destino. Aqui em Hamburgo por exemplo, não tem Uber e tive que baixar um aplicativo de táxi exclusivo da Alemanha “Taxi Deutschland”.

Além desses, nesse meu outro Post tem dicas de aplicativos que uso pra organizar as viagens. Dá uma olhadinha lá!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *