Viajando de trem pela Europa

on

A gente vê muito em filmes, as pessoas viajando de trem, olhando as paisagens bucólicas e pitorescas, em um ambiente confortável e elegante, cheio de estilo. Não é bem assim, viajar de trem pela Europa é mais que estilo, é econômico e prático, principalmente pra quem vem do Brasil com malas pesadas, pois as companhias aéreas de baixo custo europeias costumam cobrar caro por bagagem acima de 20 kg ou até mesmo por peça de bagagem despachada.

Existem dois tipos de passagem de trem que você pode comprar para viajar na Europa, eis as opções:

  • Bilhete simples (único)

O bilhete simples é aquele que você escolhe o local de partida e chegada, a hora de viagem e pronto, só embarcar.

  • Passe

O passe, já é uma opção bem prática para quem vai fazer vários destinos, dentro de até 3 meses sem data definida pras viagens e quer economizar.

Existem vários tipos de passe e várias companhias que trabalham com esse tipo de passe, entre eles o Eurail , que tem o passe por país (One Country pass) , tem o Select pass (Você seleciona até 4 países que vai viajar) e o Global Pass (Inclui todos os países que a Eurail trabalha).

Acho bem completo e interessante o Eurail, mas não é o único sistema de passes, tem um site que ajuda muito nessa procura de passes e também de bilhetes simples, que é o Rail Europe. Não estou referenciando aqui o site deles em português porque encontrei Bugs que tornam impossível a compra e a pesquisa de preços.

Basicamente, o passe funciona assim: Você escolhe que tipo de passe quer, de acordo com sua idade, o tempo durante o qual vai utilizar e o número de viagens que vai fazer nesse tempo. Você paga uma tarifa única e não precisa reservar dias nem horários de passagens, é só se informar dos horários e ir, com exceção de linhas noturnas e trens de alta velocidade que sempre exigem reserva antecipada, cobrando uma taxa extra por isso.

Muito importante: Alguns passes só podem ser comprados por cidadãos não residentes na Europa, sempre se informe das regras antes de comprar! Se você é residente, tem o Interrail como opção de passes para residentes.

Alguns links de sites de busca de passes e bilhetes de trem:

BritRail (Reino Unido)

Swiss Travel System (Suíça)

France Rail Pass (França)

National Rail Enquiries (Reino Unido)

Rail Pass

Renfe (Espanha)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *