Viajar com o mínimo para mulheres: Como se organizar

on

Você já passou aperto quando a mala não fechava? E já sofreu carregando peso em excesso na sua mala? Então esse post vai pra você!

  • Roupas: Dê prioridade para cores neutras, e peças coringa. Nada de levar aquele sapato colorido ou aquela peça toda estampada maravilhosa, só pra descobrir depois que não combinava com nada ou com a ocasião. Monte “looks” para usar cada dia e noite e tente repetir algumas peças nos diferentes”looks” para economizar espaço, repetir principalmente os sapatos e bolsas que pesam na mala e ocupam muito espaço. Lembre de combinar o modelo dos sutiãs com o corte das blusas. Uma dica é contar quantas roupas para dia e quantas para noite você tem e comparar com o número de dias da viagem. Nunca leve 30 “looks” para uma viagem de 30 dias! Repetir algumas peças não é assim tão sofrível, você pode lavar roupas no próprio hotel/hostel. O ideal é usar uma mesma peça no mínimo 4 vezes numa viagem de 30 dias.
  • Clima: Para não ser pega desprevenida na viagem, na hora em que estiver fazendo a mala dê uma checada; na previsão do tempo online; na temperatura e probabilidade de chuva previstas para não correr o risco de levar roupas erradas que sobram na mala.  Alguns sites te mostram até três semanas à frente
  • Sapatos e bolsas: Dê preferência para bolsas de tecido e para as mais finas e compridas. Sempre leve uma bolsinha pequena para se for fazer passeios longos que não necessitam de muitos apetrechos ou para sair à noite. Leve sapatos confortáveis e de cores neutras que possam ser usados tanto de dia quando na balada/evento noturno.  O pior de uma viagem é sofrer com os pés doloridos e deixar de aproveitar, por isso nunca leve sapatos novos (sem uso).  Se for imprescindível levá-los, amacie-os com lasseador (vende em lojas de conserto de calçados) e ande com eles em casa por pelo menos dois dias.
  • Cosméticos: Evite excesso de peso economizando nos cosméticos. Sei que tem hora que dá vontade de levar tudo mas dificilmente você vai usar tudo e se for o caso de uma emergência você pode comprar na viagem. Pequenos kits vendidos em farmácia resolvem a higiene básica com pouco espaço.
  • Maquiagem: você pode resumir em base, pó, corretivo, rímel, lápis de olho e delineador. Um daqueles estojinhos que vem completos ou com o lugar pra cada um ajuda a organizar e  economizar espaço.
  • Kit manicure: Só compensa levar se for viagem de mais de 30 dias. O ideal seria levar daqueles lencinhos/removedor de esmaltes (já que a acetona vaza e pode estragar as roupas), uma lixa e uma base, só pra não sofrer. Ou se fizer questão pode arranjar uma manicure local.
  • Cabelos: Se for viajar com mais mulheres no mesmo quarto, organize de somente uma levar o secador e todas dividem ele. Ou então checar se no hotel tem algum disponível no quarto. Ah e sempre checar a voltagem elétrica do local de destino para não queimar o secador ou levar um que não vai conseguir usar. O ideal é ter um menorzinho bivolt específico pra viagens.  Em viagens curtas é sempre bom comprar recipientes pequenos para colocar seu shampoo e condicionador, já que os tubos geralmente são grandes e pesam bastante.
  • Acessórios: Esqueça os cintos e os mega-colares. Deixe para ser fashion na sua cidade. Um relógio coringa é mais do que suficiente. Brincos, anéis, pulseiras e colares pequenos, selecione os que você mais usa no dia-a-dia e coloque-os em uma bolsinha pequena que caiba na bolsa, por segurança. Se tiver um porta-jóias de tecido (daqueles que enrolam como um pergaminho) melhor ainda.

Nunca deixe pra trás:

  • Adaptadores de tomada se for fazer viagens internacionais. Nos aeroportos vendem daqueles multi-uso que tem tomada de todas as entradas e  pra todas as saídas em um só. Compre.
  • Os carregadores das câmeras, laptops e celulares. Parece bobo mas se esquecer um carregador de iphone por exemplo, pra comprar outro é o olho da cara, fora o transtorno.
  • Remédios de uso contínuo, com receita original do médico.
  • Para os documentos importantes, faça uma cópia (autenticada, se for passaporte ou carteira de motorista) de cada e mantenha na sua mala por segurança em caso de roubo ou perda da bolsa.